Ceará Terra da Luz - 3ª Edição

Diminui a letraAumenta a letra

Para conhecer o Ceará é preciso ter em mente o contraponto proposto entre a dura sina definida pela geografia e o tempo bom das chuvas fortes, sobre um chão que, de súbito, todo em verde se reveste. Para entender o Ceará se faz presente acompanhar como nasce a arte das mãos da rendeira, do entalhe preciso do artesão sobre a madeira, da areia colorida disciplinada sob o vidro, de grão em grão.

A partir de agora, seja parte dessa viagem de aprendizado e deslumbramento que por essa terra se conduz, terra na qual, um dia, um jangadeiro ao qual chamavam Dragão do Mar negou-se a embarcar escravos e fez o Ceará consagrado com o título de Terra da Luz.

Eis o Ceará, em toda sua beleza. O Ceará, desde as primeiras fortalezas, fazendas, aldeias que vieram a florescer neste recanto de belíssimas praias, misteriosas serras e fascinantes sertões. Terra das jangadas, do mito de Iracema que vive em todas as mulheres, da delicadeza infinita tecida nas rendas e bordados, dos audazes vaqueiros, pescadores e cantadores, dos coqueiros sensuais, florestas de carnaúbas e coroas de mandacarus, terra da brisa constante e afável, dos mantos de luares, terra verdejante, ou ressecada numa aspereza que se torna bela sob olhares inspirados. Ceará, terra da luz, a cristalina luz do sol e a ardente luz de sua valentia.

Estas páginas eternizam a descoberta de um encanto que costuma escapar aos olhos distraídos, revelando nossa divina natureza e as criações humanas, que nos pertencem, mas sempre são partilhadas pela gentileza de um povo acolhedor, meigo, de alma profundamente indígena, que guarda em seu rosto as heranças, sonhos e desafios de sua existência. Para os que aqui vivem, este livro é um alento a nos encher de altivez, orgulho, e traz um essencial conhecimento de nosso Ceará a fim de que melhor cuidemos da sua vocação. Aos visitantes, serve como um guia de aventuras, pesquisas, contemplações ou prazeres inesquecíveis. Para todos, é uma coleção de imagens e palavras que fazem transbordar o sentimento do amor por esta terra alegre e cativante.

Ana Miranda





Apoio Cultural